Yaoi

Yaoi (やおい) é o nome dado ao estilo de mangá que trata de amor entre homens. Yaoi na verdade é uma sigla que vem da seguinte expressão: YAma-nashi, Ochi-nashi, Imi-nashi 「ヤマなし、オチなし、意味なし」. Que quer dizer: "Sem clímax, sem resolução, sem sentido". No geral o termo Yaoi é usado para denominar histórias que dão mais ênfase ao sexo do que ao sentimento dos personagens. Yaoi não é um termo comum na cultura japonesa, é específica para a "subcultura" otaku.

A história

Yaoi não é uma coisa nova no Japão, pelo contrário, existe desde a época dos samurais. Na cultura japonesa, antigamente, era comum o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, era até uma parte vital do treinamento de um jovem com seu mestre. Yaoi é adaptação do romance entre homens pela a visão feminina, pois o Yaoi deriva-se do shoujo. Nos anos 70, Moto Hagio, uma das "mães" do shoujo, lançou um mangá chamado Tooma no Shizou (O coração de Thomas), que conta a história de um garoto europeu que se apaixona por seu melhor amigo. Então, mangás desse gênero começaram a ser publicados numa revista chamada June, famosa por suas publicações shoujo. Mas faltava a popularização do Yaoi no Japão, que veio na década de 80 com os doujishis-yaoi de obras famosas (e tipicamente shonen) como Cavaleiros do Zodíaco, Super Campeões e Yu Yu Hakusho.

 

Onde achar

Hoje em dia há uma série de títulos Yaoi que podem ser encontrados facilmente na internet. Já os mangás de Yaoi são bem famosos. Existem também os Drama CD, que são as histórias do mangá narradas e interpretadas por dubladores. E também Doramas, novelas com atores, que podem ter roteiros originais ou serem baseados em mangás. Além das histórias originais pode-se também encontrar scans dos doujinshis (fanzines), que quase sempre são de shonen famosos.

 

Palavras relacionadas

BL ou Boy's Love - Termo usado no Japão para designar todo tipo de obras com relacionamento homossexual masculino.

June - Além de ser o nome da revista é um termo usado pra designar histórias originais criadas por artistas profissionais, onde se dá muito mais ênfase ao sentimento do personagem do que ao sexo.

Shonen Ai - outro gênero, dedicado a romance entre garotos, em geral bem mais leve que o Yaoi. É o amor platônico, sem contatos físicos. Um bom exemplo é Tokyo Babilon do CLAMP.

Seme e Uke - Respectivamente "ativo" e "passivo" numa relação yaoi. Seme é derivado do verbo japonês semeru (atacar) e uke do verbo ukeru (receber). Uma curiosidade é que os autores sempre colocam o mais alto para ser o Seme. Logo é incomum o Uke ser mais alto que o Seme.

Shota-con - Abreviação da expressão "Shotaro-Complex" que é um fenômeno recente no yaoi, que é a atração sexual entre garotos adolescentes.

«VOLTAR